O alemão é uma língua que sobrevive entre muitas pessoas. A mãe da linguagem é o seu uso, logo está em constante transformação, adaptação e modernização. Isso facilita.
A adaptabilidade, sem dúvida, torna mais fácil a compreensão, pois se aproxima a contemporaneidade e a forma de relacionamento do cotidiano mais próximo de nossa "realidade" atual. O Latim não é um língua amplamente falada senão em certos ritos católicos, por exemplo (entre outros também). É uma língua em rigor desuso, mas suas sementes foram espalhadas e sua solidez, esquartejadas, dando forma a outras línguas.
A quintessência latina está imanente no português, no francês, no espanhol, no italiano e em muita influência nas línguas germânicas (dentre elas o alemão, o neerlandês e o inglês). É uma conclusão lógica que, embora o alfabeto latino será muito mais fácil para um o partidário português-brasileiro, é uma língua que não houve muitas adaptações e permanece "in natura" por causa de seu desuso e dissolução em outras línguas. Talvez entender as palavras latinas seja mais fácil, mas o sistema em como empregá-las seja mais difícil.
Falá-la pode ser mais fácil que o alemão, mas certamente será mais complicado você se familiarizar com ela, em nível de amplitude gramatical. É uma língua, em pronúncia, mais austera, mais sólida que o alemão, o qual tem um sotaque bastante peculiar e sutil especificidade, e aqui residirá certa dificuldade. Diante disso, acho que o latim dará uma ilusão de ser mais fácil que o alemão, mas certamente, gramaticalmente, será mais complicado.
O alemão você só terá maior dificuldade, sobretudo, na pronúncia - mas depois que aprender o alemão, você conseguirá fazer muitos links com as outras várias línguas germânicas sobreviventes. Em vez de responder "mais fácil", prefiro dizer que o alemão parece-me ser menos difícil que o Latim, a nós da contemporaneidade. Fraternalmente, Alguém.
I cant really gove you an answer,but what I can give you is a way to a solution, that is you have to find the anglde that you relate to or peaks your interest. A good paper is one that people get drawn into because it reaches them ln some way.As for me WW11 to me, I think of the holocaust and the effect it had on the survivors, their families and those who stood by and did nothing until it was too late.