No livro Roteiro, publicado em 1952, Emmanuel cita que a população espiritual mundial de desencarnados conscientes era de mais de 20 bilhões de espíritos. Nesta época, a população mundial de encarnados estava em torno de 3 bilhões. Assim como ocorre em um país de encarnados, a população do planeta (encarnados e desencarnados) é dinâmica, pode aumentar, diminuir ou estabilizar-se, e depende de seus índices de natalidade, mortalidade, emigração e imigração.
Compartilhamos o universo com uma pluralidade de mundos menos e mais evoluídos (geralmente mais), temos, portanto, um fluxo permanente de emigração e imigração ordinárias com estes mundos, e, eventualmente, extraordinárias em massa. Quanto à emigração ordinária de espíritos, ocorre usualmente em três situações: aqueles que evoluíram o suficiente para merecer mundos melhores; aqueles que persistiram tanto no erro que ficaram muito para trás em relação ao nível médio do planeta e, por conseguinte, são transferidos para mundos inferiores; e por último, em muito menor escala, os que vão ser missionários em mundos ainda inferiores por opção. Este último ocorre com maior frequência nos orbes mais evoluídos do que nos de expiação e provas, como a nossa ínfima Terra.
A imigração se faz de forma análoga: recebemos os emigrados de mundos melhores por missão e/ou por retardo evolutivo, ou ainda os promovidos de mundos inferiores. A proporção entre encarnados e desencarnados não é fixa, varia conforme permitirmos um maior reencarne de nossos irmãos do plano espiritual. A população desencarnada deve variar mais de acordo com a natalidade e mortalidade da encarnada do que propriamente com a emigração e imigração para outros orbes.
Os espíritos revelam que em planetas mais evoluídos passa-se pouco tempo na vida desencarnada, pois a população, consciente da necessidade de progresso, quer encarnar e evoluir o mais rápido possível, e lá a vida de encarnado não é tão sofrida como aqui. Provavelmente, à medida que a população encarnada da Terra cresce, reencarna-se mais rapidamente após a passagem para o plano espiritual. Muita paz, muita luz, muito amor!
I cant really gove you an answer,but what I can give you is a way to a solution, that is you have to find the anglde that you relate to or peaks your interest. A good paper is one that people get drawn into because it reaches them ln some way.As for me WW11 to me, I think of the holocaust and the effect it had on the survivors, their families and those who stood by and did nothing until it was too late.